Categorias
Educação para o Desenvolvimento Sustentável Education for Sustainable Development Higher Education Integral Human Development Laudato Si' goals Objetivos de desenvolvimento sustentáveis Objetivos Laudato Si' Sustainable development Sustainable development goals

The role played by pastoral care in higher education for the promotion of Laudato si’ and the Sustainable Development Goals

Given that university students are the next generation of leaders who will be the decision-makers and spearheads of new attitudes and values, it is essential to understand how the encyclical Laudato si’ and its objectives (Laudato si’ goals) have been disseminated in higher education, with a view to building an integral ecology that promotes the common good.

O papel da pastoral para o ensino superior na promoção dos Objetivos Laudato si’ e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?


Ana Marta Aleixo

                                                                                              CADOS, Universidade Católica Portuguesa

     © 2022


Considerando que os estudantes universitários constituem a próxima geração de líderes que na sociedade serão condutores e decisores de novas atitudes e valores, torna-se fundamental perceber de que forma a enciclia Laudato si’ e os seus objetivos (objetivos Laudato si’) tem sido disseminada no ensino superior, tendo em vista a construção de uma ecologia integral que promova o bem comum.


O Serviço Nacional da Pastoral para o Ensino Superior (SNPES)[1] foi criado sob tutela da conferência episcopal portuguesa, no âmbito da comissão episcopal do laicado e família. E pretende coordenar e apoiar os serviços da pastoral universitária e de ensino superior que funcionam nas diferentes dioceses do país e que contam com a colaboração de diversos organismos e grupos eclesiais. Neste momento existem 29 núcleos do serviço pastoral do ensino superior em Portugal e ilhas, 21 integrados em dioceses, 5 em ordens religiosas ou prelatura e 3 em outros serviços.

No âmbito da sua definição, podemos dizer que a SNPES tende a promover e a dinamizar, na variedade das suas áreas (dimensões), tudo o que serve à realização do diálogo e da síntese entre a fé e cultura junto de toda a comunidade académica. Assim, no campo da sua ação torna-se relevante perceber que ações concretas são dinamizadas no âmbito desta relação entre a fé e a cultura no ensino superior.

Face a uma análise dos diferentes websites do SNPES, é possível aferir diferentes dinâmicas, apesar de definido um plano estratégico (2015/2016) e um plano de ação (2016/2017) com ações norteadas passiveis de desenvolver pelos diferentes serviços.

Das ações conhecidas e transversais a todas as pastorais podemos salientar o Encontro Nacional de Estudantes e o Encontro Nacional de Docentes e Investigadores. No entanto, e considerando que os estudantes universitários constituem a próxima geração de líderes que na sociedade serão condutores e decisores de novas atitudes e valores, torna-se fundamental perceber de que forma a enciclia Laudato si´[2] e os seus objetivos (objetivos Laudato si’) tem sido disseminada no ensino superior, tendo em vista a construção de uma ecologia integral que promova o bem comum.

Deste modo colocam-se as seguintes questões:

  • Que ações em prol de uma ecologia integral têm sido desenvolvidas no âmbito da SNPES?
  • Essas ações são concertadas a todas as instituições de ensino superior portuguesas (públicas/privadas, politécnicos e universidades; universidades católicas e outras religiosas)?

Uma resposta a estas questões pode ser dada através dos Focos de Conversão Ecológica[3], desenvolvidos pelo projeto Cuidar da Casa Comum: a igreja ao serviço da Ecologia Integral,[4] e disponível a todos que pretendam realizar sessões de divulgação da encíclica Laudato Si’, por forma a sensibilizar para questões como a poluição ambiental, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, as desigualdades e a exclusão social. Estes Focos, constituídos por pequenos grupos pretendem responder ao apelo do Papa Francisco relativamente à conversão ecológica no seio da comunidade. Segundo a encíclica Laudato Si’[5], a crise ecológica apela a uma conversão interior, baseada no reconhecimento dos próprios erros, vícios ou negligências, e que provoque uma mudança interior, sugerindo a conversão ecológica individual e comunitária para o bem comum.

Sobre este olhar, o Politécnico de Leiria em parceria com o Serviço da Pastoral do Ensino Superior – Leiria) organizou, em 2021, um projeto de criação de um Foco de Conversão Ecológica no Politécnico de Leiria[6], dirigido aos seus professores, investigadores e colaboradores.

Face ao exposto, torna-se relevante averiguar se outras Pastorais têm vindo a dinamizar estes Focos de Conversão Ecológica, por forma a aprofundar e difundir o pensamento relativo a uma conversão ecológica, tendo por base a encíclica Laudato si’ do Papa Francisco sobre o Cuidado da Casa Comum e os sete Objetivos Laudato si’(OLS)[7]. Em particular o alcance do OLS 5 – Educação Ecológica e do OLS 6 – Espiritualidade Ecológica, este último que “nasce de uma profunda conversão ecológica…”[8].

Objetivos Laudato si’ 
OLs 1 Resposta ao clamor da terra “Proteger a nossa casa comum para o bem de todos”
OLs 2 Resposta ao clamor dos pobres “Promover a eco justiça, conscientes de que somos chamados a defender a vida humana desde a conceção até à morte, e todas as formas de vida na terra”
OLs 3 Economia ecológica “A economia é um subsistema da sociedade humana, que por sua vez se encontra inserida na biosfera – nossa casa comum”
OLs 4 Adoção de estilos de vida sustentáveis  “Ideia de suficiência e de promover a sobriedade no uso de recursos e de energia”
OLs 5 Educação ecológica “Repensar e redefinir a reforma curricular e institucional no espirito da ecologia integral para cultivar a conscientização ecológica e ação transformadora”
OLs 6 Espiritualidade  ecológica “Nasce de uma profunda conversão ecológica”
OLs 7 Resiliência e empoderamento da comunidade “Prevê uma jornada sinodal do envolvimento da comunidade e ação participação em vários níveis”

Fonte: adaptado da Platafiorma Laudato si’

Além disso, torna-se relevante identificar de que forma esta relação pode ser promovida e aperfeiçoada em prol da promoção e alcance do desenvolvimento humano sustentável e integral.

 

[1] Serviço Nacional da Pastoral para o Ensino Superior (SNPES), disponível https://pastoral-univer.wixsite.com/snpes, consultado a 18 de abril de 2022

[2] Carta Encíclica Laudato si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da Casa Comum, disponível em https://www.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si_po.pdf, consultada a 18 de abril de 2022

[3]Cuidar da Casa Comum – Focos de Conversão Ecológica disponível em  https://casacomum.pt/focos-de-conversao-ecologica/, consultado a 18 de abril de 2022

[4]Cuidar da Casa Comum, disponível em https://casacomum.pt/, consultado a 18 de abril de 2022

[5] Encíclica Laudato si’, disponível em https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html, consultada a 22 de abril de 2022

[6] https://www.ipleiria.pt/estg/wp-content/uploads/sites/19/2021/01/Foco-de-Convers%C3%A3o-Ecol%C3%B3gica.pdf, consultado a 18 de abril de 2022

[7] Plataforma de Ação Laudato si’, disponível em Objetivos Laudato si‘ – Plataforma de Ação Laudato si‘ (plataformadeacaolaudatosi.org), consultada a 22 de abril de 2022

[8] Plataforma de Ação Laudato si’, disponível em Objetivos Laudato si‘ – Plataforma de Ação Laudato si‘ (plataformadeacaolaudatosi.org), consultada a 22 de abril de 2022

 

 


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Marta Aleixo (18 de Setembro de 2022). The role played by pastoral care in higher education for the promotion of Laudato si’ and the Sustainable Development Goals. Desenvolvimento Humano Integral. Recuperado em 15 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/nkv5


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search